Acupuntura
Acupuntura é uma prática terapêutica com mais de 3000 anos, originada na Medicina Tradicional Chinesa, que envolve a inserção de agulhas muito finas em pontos específicos do corpo (acupontos). O objetivo é estimular esses pontos para promover o equilíbrio energético e tratar diversas condições de saúde, como dor crônica, problemas musculares, estresse, imunomodulação do sistema imune, entre outros.
Como Funciona a Acupuntura - Fisiologia
- A Acupuntura altera a circulação sanguínea. A partir da estimulação de certos pontos, pode-se alterar a dinâmica da circulação regional proveniente de microdilatações. Outros pontos promovem o relaxamento muscular, sanando o espasmo, diminuindo a inflamação e a dor.
- O estímulo de certos pontos promove a liberação de hormônios, como o cortisol e as endorfinas, promovendo a analgesia.
- A Acupuntura ajuda a aumentar a resistência do hospedeiro. Quando há agressão externa, alguns sistemas orgânicos são prejudicados. Há uma regulação interna para oferecer resistência à doença. A Acupuntura exacerba estes mecanismos para que em menos tempo o equilíbrio e a saúde sejam restabelecidos. Muitas pesquisas revelam ser possível o estímulo do hipotálamo, da hipófise e de outras glândulas que atuam na recuperação.
- A Acupuntura regula e normaliza as funções orgânicas. As diversas funções no homem são inter-relacionadas. Se há algum distúrbio alterando esse inter-relacionamento, ocorre a manifestação de sintomas e a doença se estabelece. O estímulo pela Acupuntura pode dinamizar e restabelecer os relacionamentos anteriores e apressar a recuperação.
- A Acupuntura promove o metabolismo. O metabolismo é fundamental na manutenção da vida. Em certas condições de doença, há alteração do metabolismo dos diversos órgãos, com consequente prostração e deficiência do organismo. A Acupuntura permite a recuperação desse metabolismo, importante no processo de cura.
Essa técnica foi reconhecida como especialidade médica veterinária pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) em 2014 e possui inúmeros trabalhos científicos e práticas clínicas comprovando a sua eficácia.
Principais indicações da Acupuntura
Desordens Osteomusculares
Desordens Neurológicas
Desordens Gastrointestinais
Desordens Oncológicas
Desordens Imunomediadas
Dermatopatias
Endocrinopatias
Desordens Urológicas
Desordens reprodutivas
Desordens respiratórias
Desordens oculares
Recuperação pós-cirúrgica
Viroses